sexta-feira, março 07, 2008

Eita povo ruim de serviço

Tem pouco tempo que eu moro aqui no fim do mundo e sei que muita coisa influência nas percepções que a gente tem do outro.
Sempre tentei e ainda tento respeitar as diferenças que existem quando se fala em raça, sexo, religião, no geral, o que diferencia um do outro. No entanto o povo aqui não contribuiu.
Minha primeira impressão foi a de que a maioria é preguiçosa. Não só pelo que eu vejo, mas pelo que o Docinho também comenta. Outra, foi a de que, virtualmente “tem emprego pra todos”, as pessoas não fazem questão de fazer o seu bem feito.
Meu contato inicialmente era com a classe trabalhadora “simples”. Vendedores, atendentes, caixa de supermercado, garçom, enfim, profissões que no Brasil dependem de que o cliente esteja satisfeito para que sua vida continue.
Longe de mim querer dizer que lá todos são os melhores do mundo, pelo contrário, sei que muito estão longe do que podemos considerar bom.
Mas gente, aqui é o dito primeiro mundo, está entre os cinco mais ricos, até mendigo fala francês.
Vendedora não precisa vender, no fim das contas nos mesmos somos quem fazemos toda a “coisa”. Caixa de supermercado também joga as frutinhas que escolhemos de qualquer maneira e garçom... Ah, deixa isso pra lá, pois também acontece em todos os lugares.
Mas o que me deixou revoltada hoje foi a médica. Depois comento como funciona o sistema de saúde. Chegamos lá, ela havia saído de férias. Tinha uma outra, que não sabia de nada, acho que nem o nome dela, pois ela não se deu ao trabalho nem de se apresentar.
Ai fez uma baderna com as anotações que a médica anterior havia feito, e o tempo todo falando “pra dentro”, baixinho, como se estivesse conversando sozinha.
Volta e meia ela me perguntava algo. Não falo francês, mas quando a pessoa tira o caroço da boca eu consigo entender. E a peste não tirava. Falava, falava e de repente olhava pra mim, com aquele olhar desafiador, do tipo: num vai responder não??
Tinha horas que nem o Docinho, francês, expert em compreensão fora dos padrões (depois conto porque também) entendia o que a mulher falava.
Ai que agonia. O consulta demorada.
Das poucas coisas que entendemos o Docinho Baby está bem, disse ela que ele está um pouco pequeno, mas eu acho que tamanho de bebê seja uma coisa relativa, ou seja, que depende do tamanho dos pais.

5 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Parabéns pelo docinho baby, espero que sejam muito felizes vc's todos. E até melhor, pois seu filho te fará companhia na maior parte do dia, pois não deve ser fácil estar tão longe e não conhecer quase ninguém.
    Tenho novidades, entramos com processo de adoção aqui, não vejo a hora do meu nenem chegar também.
    Adorei seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola! nossa, e eu que achei os franceses muito amigaveis e prestativos haha acho que vc iria ter um ataque se vc viesse pra alemanha ;) aqui realmente o povo nao entendeu a ideia de "prestar servicos". Tipo, um garcom te serve como se estivesse te fazendo um favor, e nao o trabalho dele ;) mas claro que nao da pra generalizar.
    vcs estao gravidos? parabens!! =) voltarei mais vezes por aqui! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ola Michele.... longe de mim querer generalizar... entre um e outro a gente acaba achando algum que tem boa vontade e seja atencioso. So conheço Portugal e a Espanha, onde fiquei pouco tempo e nao tive problemas com atendimento... mas ja vi comentarios de outras pessoas q reclamam dessa "falta de vontade" em atender!
    Estamos gravidos, vc precisa ver o Docinho sentindo vontade de comer as coisas, faz ate cara de quem esta com desejos!!!
    Seja sempre bem vinda!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Caaaaaaaaalllllllma minha linda... callllllma... nao é sempre assim. E se vc só encontra essa &%$§? é pq tá andando no lado errado da rua!!!

    A gente acha que primeiro mundo é aquela servidao, todos vao beijar nossos pés (ah claro teremos de beijar os pés de uns e outros tb) mas isso é coisa de primeiro mundo onde o freguês está sempre certo. Aqui a mentalidade é outra (merda) mas sempre se encontra seres humanos em algum lugar.

    Agora que serviço aqui é uma meleca lá isso é!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi! O que eu percebi aqui é que os padroes de educaçao sao bem diferentes... entao voce acha que está sendo gentil e já entrou na loja sendo brusca, e eles respondem mal mesmo.
    Por exemplo, aqui as moças do caixa no supermercado esperam voce terminar, nao te apressam... E eu acho isso ótimo.
    Mas claaarooo que depende em que regiao voce mora...
    Eu moro na Meuse, no campo!
    Mariana

    http://aquinameuse.blogspot.com

    ah, o mais parecido com pao frances na frança é "petit pain", mais eu continuo sonhando com "pao na chapa" na padaria! Parabéns pelo bb! Uma alegria só!

    ResponderExcluir