segunda-feira, janeiro 26, 2009

O queijo, o vinho e a dificuldade de ser feliz

Uma coisa que eu tenho prestado bastante atenção desde que cheguei aqui é a dificuldade em ser feliz. Logico que não são todos, nem de longe quero generalizar.
Alguns exemplos: eu como pessoa tipicamente mineira não preciso de outro queijo que não seja o queijo minas pra ser feliz. Conheço outros, como outros, gosto de outros, mas se existisse so o minas seria suficiente pra mim.
Chegando aqui descubro um milhão e trezentos mil tipos de queijo - tà, não é isso tudo, mas tem uns 400 tipos diferentes.
Chata, teimosa e resistente evito ao màximo qualquer tipo de aproximação. Cheguei a experimentar uns, mas desisti no começo (era tudo ruim). Eis que um dia a Ana me indica uns e acabei me apaixonando por um que eles chamam queijo natural. Parece uma ricota, so que é gostoso.
Os franceses na hora de se alimentar seguem a seguinte ordem: entrada, prato principal, pão com queijo e sò então a sobremesa.
Até pouco tempo se eu comia a entrada podia esquecer o principal... se abria mão da entrada e ficava com o prato nem pensava na sobremesa, e muito menos me passava pela cabeça comer pão depois de uma refeição.
O tempo passou, fui ficando sem vergonha habituada com a coisa e ja consigo comer entrada, prato e to quase chegando na sobremesa.
Normalmente eu como o pão com queijo de manhã ou de tarde, ou sei la, mas nunca depois de almoçar ou jantar. Isso que pro marido e qualquer outro francês é considerado uma heresia. Fica rindo e fazendo piada de mim o tempo todo. Que eu não sei comer, que eu estrago o verdadeiro sabor da coisa, enfim fica me zuando (ainda se usa essa giria?? nossa, me senti a ultrapassada agora.. alguém me atualiza pleeeeeeeease).
Mas pra ficar bom outro dia desses pulei a entrada e depois de comer me acabei num pedaço de pão com nutella - muuuuuuuuuito mais lògico (pelo menos pra mim), comer doce depois da comida do que sal. Num preciso contar que o que que virou né.
Outro caso (vou contar so mais esse pra num esticar o assunto). Eu num entendo nadica de vinho, so sei beber e sentir se agrada ou não meu paladar. Eu acho o màximo que entende e sabe fazer as escolhas, mas por enquanto meu cérebro ainda não processou essas chiquesas de o vinho X acompanhar o alimento Y, eu sei o bàsico, o que não significa que eu aplique, mesmo porque amamentando a exceção alcoolica foi no ano novo e sò.
No reveillon a entrada foi o famoso fuà grà, que é servido com um vinho de-li-ci-o-so e o prato foi chapon (um frango que é castrado pra ficar grande), que o vinho jà num me agrada muito.
Pedi mais do outro vinho e resultado: a mulher riu de mim (seria isso um sinal de que na rodada do ano aconteceria mais vezes?) e falou: mas com chapon se bebe esse vinho. Eu fiquei olhando pra ela, que continuou: eu prefiro o outro, também não gosto desse, mas sabe como é né.
Oi, como assim??? Estavamos em casa, mas exatamente na casa dela. Se fosse num restaurante, ou com pessoas desconhecidas ou sei là. Ela tem requinte e com certeza paladar suficiente pra saborear isso, mas eu..... so quero ser feliz.
Se eu prefiro pão com queijo de manhã e com chocolate de sobremesa, se quero beber mais do vinho gostoso ao invés do que mandam o figurino ou qualquer outra breguiçe o povo ri.

23 comentários:

  1. Ah, não liga prá isso, não!
    Franceses teem mesmo umas manias muito estranhas aos nossos olhos, mas eles também nos veem assim desse modo.
    Acho que com tempo vc vai se adaptando até nos gostos, sabe.
    Se fosse eu, estava feita, podia até passar sem o prato principal, pois pão e queijo são duas coisas que a-mo!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Ué...
    continue sendo feliz e acompanhe eles na risada!!!!

    Gatona, acho que vai ser dificil vc não acabar se deixando acostumar por certos hábitos franceses, ja que vc esta morando e vivedo a rotina deles, a cultura e tudo mais, mas vai ter coisas SUAS que jamais vão te largar, e dê graças a Deus por elas ;)

    Bjo da ilha...

    ResponderExcluir
  3. Passo pelas mesmas coisas que vc. Quando vi para a Italia eu me propus de viver a vida mediterranea. Como sou uma curiosa culinaria, estou me dando bem! Aprendo sobre a forma de comer (que me ajudou a emagrecer sem sentir nada) e a beber vinho. Agora, esta historia de comer pao junto com a comida e ser vista como uma extraterrestre pq como pao com queijo, todos os dias, de manha, é fogo!

    ResponderExcluir
  4. Laura e viva a sua anturalidade, tem mesmo é que ser feliz, saber o que quer e nao esquecer as origens.
    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  5. Escolha ser feliz, sempre! Deixa o pessoal ficar te zoando à vontade!
    (Aqui se continua falando zuar, sim, pode ficar descansada).

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahaha! Essa mania de comer queijo de sobremesa eu realmente nao entendo, so fui conhecer isso aqui!
    Cada um com a sua mania...

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oh minha linda, mas felicidade é taaaaaooooooo individual... gracas a Deus né? Faz a vida ficar divertida!!!

    Mana, sabe que Manrique tá com essa agora? Quer queijo e pao na hora da comida... hahahahahah eu mereco!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi menina, nao é fácil nao, né! Mas eu vejo que cada país tem as suas observaçoes clássicas: meu marido nao aguenta mais contar que "sim, ele toma banho todo dia", cada vez que vai ao Brasil!
    Ah... sabe o que é o pior de tudo? quando depois de alguns anos aqui, vou ao brasil, acabo de comer, trazem a sobremesa e minha barriga pergunta: "nao vem um queijinho antes nao?"

    ResponderExcluir
  9. Muito feliz com a história .. podemos esquecer as dificuldades com o queijo e vinho, mas continuamos a fazer a minha mente e sempre dar o melhor em nossas vidas. Sua história é muito interessante
    http://gladyaregita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É filha, por mim cê tá aprovadíssima!
    E se quiser fazer igual ao japa que consome comida salgada com sobremesa tudo junto ao mesmo tempo?
    Uma gíria que eu gosto e tenho usado muito por aqui: ema, ema, ema, cada um com seus problemas...rsrs
    E vamos ser feliz e ponto.

    ResponderExcluir
  11. Liga,nao,Laura.Seja vc e pronto,oras!!Tb ja provei tanto queijo na vida e ca p nos...o de minas e mesmo uma delicia e a gente nunca esquece!Na minha terra mesmo tem o "queijo qualho" q eu adoro e nao encotro nunca em outro lugar.certas coisas estao mesmo impregnadas na gente,ne?

    ResponderExcluir
  12. Sabe Laurinha, os ingles imitam os franceses em tudo que diz respeito a comida (eles nao admitem, mas eh verdade), entao a coisa nao eh muito diferente por aqui, quer dizer eh um pouco sim pq os pratos sao duas vezes maiores... Ave eu nao aguento, aqui ja aboli a entrada, e tem que escolher se que os queijos ou a sobremesa...eheheh...Mas isso eh aqui em casa...

    ResponderExcluir
  13. Seu post me fez rir :)
    Tem que ser feliz mesmo!!
    Bjs x

    ResponderExcluir
  14. Laura, achei teu blog através do mundopequeno.com porque estou indo a França mês que vem e agora que me dei conta que são quase 4hrs da manhã e eu li praticamente todos os teus posts de 2008. Mas pode ficar tranquila, mesmo que nem eu mesmo acredite que fiz isso, juro que nao sou nenhuma maluca.. só achei a espera e a chegada da bebedocinha tudo de fofo no mundo!

    ResponderExcluir
  15. "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."

    (Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir
  16. Diferenças culturais,no final a gente se adapta :-)
    Na España por exemplo, no início estranhei muito os horários das refeiçoes,almoço se for em casa ás 14hs.,jantar 21hs e reservar em restaurante 14:30, 15 hs., jantar entre 21:30 ou 22hs.
    Com relaçao a vinho,é o hábito (apesar de muita gente ñ saber saborear/beber e sim engolir simplesmente),porém,apesar de ser um país com boas Vinicolas o mercado/divulgaçao externa ñ faz muito tempo que teve inicio.
    Fica bem,
    Ana
    Madrid

    ResponderExcluir
  17. Vc ainda esta na França , falando de queijos e vinhos e aqui no Japão que eles tem o pessimo habito de levar alimentos vivos para a mesa...rs
    Eu sou tao feliz com meu arroz feijão que nao troco por sashimi nenhum .
    Vamos comemorar nossa cafonisse !!!!

    ResponderExcluir
  18. Estava olhando suas fotos
    a bbdocinha esta muiiito fofaaa

    ResponderExcluir
  19. "Brasileira, expatriada, vivendo em Bordeaux - França." Uh-lá-lá! Manda um tinto para mim ! (risos)

    ResponderExcluir
  20. chama CHOQUE CULTURAL! Para se vingar, traga este povo ao Brasil e mande para a Bahia comer acarajé, feijoada no Rio e os trens bons de Minas... Só o acarajé já é vingança: no papel, sem talher e sem se besuntar todinho...

    :)

    ResponderExcluir
  21. Laura ...
    Deleta da sua mente ... liga não que o povo é desse jeito.
    Se for contar no blog o que eu peno o povo senta o pau em mim!
    Triste vida de imigrante!
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Quando eu cheguei aqui (España), eu me perguntava como era possivel comer tanto... eu ñ conseguia chegar no segundo prato.

    Hoje em dia como até a sobremesa.

    Resultado: 5 kilos mas gorda. :(

    O povo que come! rsrs

    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Isso aqui tá as moscas... tudo bem por ai???

    ResponderExcluir