sexta-feira, abril 13, 2012

Devagar


Cada dia que passa percebo o quanto meu português escrito e falado està perdendo suas forças. Meus argumentos, capacidade de me expressar, estão pouco a pouco indo para algum cantinho do meu cerebro e quando quero/preciso utiliza-los demoro tanto a encontrar o caminho que acabo deixando de lado.

Essa semana começei a escrever umas sei la quantas vezes e nada. Quero falar das diferenças na escola da Julia (gente, vocês tem noção do quanto é dificil me referir a ela como Julia aqui? Acho que vou continua com Bebedocinha mesmo, apesar dela ja ter me chamado a atençao dizendo que não é mais um bebê, agora é uma menininha)

Quero contar as peripécias dela, das tantas diferenças que percebi enquanto estavamos no Brasil, ou de quanto eu mudei depois de ter vindo para ca. Da minha reforma que não acaba nunca, ou que vai acabar comigo, da primavera que chegou mas não chegou, da decisão do STF a respeito do aborto em caso de anencefalia, e mais ainda, da reação e maneira das pessoas se posicionarem (ou não) sobre isso, das eleições presidenciais aqui, tãaaaaaaaao diferente do que eu estava acostumada a ver e etcétera, e etcétera, and etcétera.

Tento me forçar a escrever pois é tão bom (ou não) reler e lembrar de coisas que se não tivessem sido registradas aqui, ja teriam caido no esquecimento. Mas ai começo a escrever, releio, detesto a maneira como escrevi e apago. Sei la se perdi o jeito de escrever ou se foi o senso critico que se encolheu por causa so frio, que por sinal num acaba nunca, sei la!

Ouvindo: Roberta Sa - Samba de um minuto

11 comentários:

  1. acho que essa febre chegou por aqui também. escrevo milhares de posts e não termino nenhum! alguns não consigo parar para me dedicar ao assunto e outros acho que não merecem ser postados. quanta bobeira né? bora parar com isso já!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb sinto o mesmo... depois de 5 anos morando em outro pais, quando quero escrever algo em portugues tenho dificuldade. Ateh me faco entender, mas nao fica "bonito", sabe? Me faltam palavras... go figure.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não para!!! Acompanho seu blog desde sempre e nunca comento. Acredito que você tem muitos outros leitores que são desta maneira. Estou aqui lendo.
    Você continue aí escrevendo que ficarei agradecido.
    =D

    ResponderExcluir
  4. Não se policie... seu blog sempre foi de muita expontaneidade. Escreva livremente, como se ninguém fosse ler, como se fosse apenas uma conversa entre vc e vc mesma.

    ResponderExcluir
  5. Ai Lau, eu vou pelo mesmo caminho... :(
    As vezes leio um post umas vinte vezes antes de publicar-lo e mesmo assim minhas irmãs sempre encontram erros. rs

    Mas sabe de uma coisa amiga, temos que continuar sim! Não tem preço ler os posts antigos e lembrar de tanta coisa boa!!! Né?

    Além disso vamos treinando, se deixarmos a coisa vai ficar mais feia. jajaja

    Bjus
    T

    ResponderExcluir
  6. Faço votos de que você recupere logo sua vontade de escrever!
    :D

    ResponderExcluir
  7. Você tem escrito tão raramente que pensei que a vontade tivesse se esgotado. Fico feliz em saber que não é nada disso e que assunto não falta.
    Faz assim: escreve em francês, bota no google translator e manda ver. Mas escreve, tá?
    Bjks.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um amigo que morou na Espanha e uma vez ele me disse que depois de um tempo a cabeça fica confusa mesmo, ele chegou a mencionar que iria acabar "latindo" ou "miando" porque nem falava mais o português corretamente e nem o espanhol...rs
    Mas calma, não se aflija, estaremos aqui para acudí-la..rsrs
    Beijão francesa!

    ResponderExcluir
  9. Olá adorei seu blog e estou seguindo!
    Amo saber experiências de pessoas que vivem no exterior e de mães no exterior então é q eu gosto mesmo, pois pretendo conhecer a Europa com a minha família e assim até me preparo para certas coisas que não sou acostumada rs!
    Parabéns pelo blog, e se vc tiver um tempinho visita o meu
    http://mamaey.blogspot.com.br/
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Laura, este é um dos motivos de não parar de escrever: manter a língua pátria em dia.
    Tenho um tio que mora na Itália há mais de 40 anos. Então, sabe de cor e salteado o italiano. Tem família, mulher, filhos, netos e agora um bisneto. Italiano é a língua que ouve o tempo todo.Ele está com 74 anos e agora resolveu "se esquecer" do italiano, só quer falar em português, acho que de vontade de vir acabar os dias aqui no Brasil. Uma forma de protesto, será? rsrs
    Então, tem que exercitar continuamente, escrevendo, lendo, cantando, em português. Ensina pra marido e Júlia e vai sempre se comunicando.
    Mas não deixe o blog de lado, não se preocupe tanto com os erros, se for algum bem "cabeludo", podemos ir lhe ajudando e lembrando a colocação certa...rsrsr
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Essa foi boa !!
    Quantos anos na França, mesmo ?!
    Estou há 2 meses, oh my god !! E tá tudo mega, blaster, ultra fresco na minha mente..
    A luta é com o francês mesmo.. hehehe

    Bonne Chance

    ResponderExcluir