sexta-feira, junho 08, 2012

Essa eterna bomba relogio que é... ser mãe


Engraçado que ser mãe é se sentir numa eterna corda bamba. Desde muito antes de pensar em ter filhos, preocupações maternas sempre me rodeavam a mente. 

Medo de doenças, de possiveis necessidades especiais, de transtorno de comportamentos e etc, etc e muitos etceteras que por eles so ja fariam um post inteiro, com direito a ser dividido em vaaaaaaaarias partes.

Eu sou o exemplo perfeito da sofredora por antecedencia. Sofro, choro, agonizo sem nem saber o que (e se) vai acontecer.

Atualmente, um dos meus (muitos) medos, està se tornando real. Bebedocinha não come legumes nem frutas.

Recusa sem a menor solenidade. Diz não numa boa, e não importa quem ofereça, dê, ameace. 

Desde bebezinha, 6 pequeninos meses a coisa é amarrada. Eu achei que com o tempo fosse melhorar, que me vendo comer (quase) de tudo, passaria a comer também, ou que ao menos experimentasse e um legume, verdura ou fruta desceria mais redondo, mas não, not, non, nicht, しない (não em japonês) neca de pitibiriba (não na giria do sertão).

E isso, além de me desestruturar completamente, me corta o coração, afinal, grande parte das vitaminas necessarias para o crescimento e bom desenvolvimento està nos legumes e frutas. Não que isso seja garantia de sucesso, afinal hoje em dia, nada é garantia de sucesso. Mas tirando a maçã e a batata (sim, eu sei que batata não é legume) de resto ela não come mais nada. 

Ai fui levando a passos moles, faço sopas (mixadas, que no Brasil chamamos mais de caldo ou creme) e jogo todo legume que consigo fazer caber dentro da panela, e com um pouco de esforço, jogo de cintura e muuuuuuuita paciencia, ela (depois de 2 horas na frente do prato) come. 

Ai você, leitora e leitor amigo, me diz, 'mas a sopa com toooooooodos os legumes ja està de muito bom tamanho'.

Eu, ha alguns meses atras responderia que sim, porém, contudo, entretanto e todavia, tenho que responder que jà esteve de bom tamanho. Porque agora na escola, ela fica sem comer praticamente todos os dias. 

O cardapio é variado, cheio de legumes, com uma grande frequencia de frutas na sobremesa, que ela deixa tudo de lado. E diferente do Brasil que temos o arroz e o feijão como base, aqui é diferente, por exemplo, hoje o almoço na escola foi carne assada com gratinado de abobrinha. Salada de frutas como sobremesa. Segunda foi picadinho de frango com abacaxi e vagem. Adivinha o que ela comeu? Adivinha o que ela largou no prato? 

Come so a carne e o resto so quando tem  batata ou macarrão e pronto. Quando termina a aula, as 16:30, sai parecendo que matou o pai na caroça e sai louca de fome. Ou seja, dinheiro (muito por sinal, porque é caro pacas) jogado fora e ela correndo risco até de adoecer. A esse respeito eu poderia continuar a contar meu flagelo por mais muitas linhas, mas xà-prà-là.


Tem a filha de uma amiga que é boa de garfo e gente, e quando eu falo que é boa de garfo, visualiza uma menina de 6 anos, que pega um prato e come tudo, sem reclamar, sem deixar o brocolis de lado, sem fazer careta pro repolho, que no meio da refeição vira e te diz: "-Ôh tia, mas você não vai comer a abobora não? é muito bom" (com uma entonação que te faz querer abrir um buraco na terra para enfiar a cara de vergonha. Sim, sou eu que não gosto de abobora, mas apartir desse dia quando sou convidada para comer na casa de alguém me obrigo a comer tudo, mesmo que tenha que prender a respiração para conseguir engolir, até abobora).


Na rodada da tarde pega um tomate, ou uma cenoura e come cru. Fruta to-dos os dias. Dei um ovo de pascoa e semanas depois quando voltei, estava la fechadinho. Depois fiquei sabendo que ela ainda nem tinha acabado o que havia ganhado dos pais. 

Ai conversando com a mãe, que logico, como toda mãe sofre por alguma razão, como ela conseguiu esse prodigio, e a resposta so me deu tristeza: "uma chinelada e uma colherada. Num abria a boca pra comer, levava um tabefe, a hora que abria a boca pra chorar enfiava comida goela abaixo".  


Gente, pensa nessa pessoa que vos escreve, o tamanho da minha infelicidade quando ouvi isso. Acredito que cada um faz o que quer, cada um educa, ensina, adestra como achar que deve, mas pra mim essa não é uma opção. Para mim a hora de comer deve ser um momento de paz. 

Jà vi gente que usa o sistema de presentinhos. Comeu ganha presente, não comeu fica sem. Ja tentei, mesmo que isso và contra meus principios, pois acho que isso estimula um comportamento que pode se tornar muito perigoso, mas sem resultados realmente concretos. 

Ja tentei o 'come agora ou come a mesma coisa depois'. Mas ai ela passou varias tardes toda olhando pro pratinho de morangos/banana/manga/abacaxi/melancia [insira sua fruta favorita], ignorando sem uma gota de constrangimento e pedindo pão/bolacha/bolo/iogurte, nos duas sofrendo com essa guerrinha de nervos e ao final eu cedi, pois por diversas vezes ela chegou até a experimentar, mas as vezes fez até vomito. 


Além de um grande desabafo esse post é também um pedido de socorro. Primeiro porque a mãe é sempre a culpada (to querendo mais essa culpa não), segundo porque a mãe é sempre a culpada e terceiro porque a mãe é sempre....

Sei que muita gente le e não comenta, mesmo sabendo que eu fico aqui a espera dos recadinhos de vocês, por isso aceito todas a sugestões. 

Comentem, mandem emails, cartas, telefones, anuncio no jornal, sinal de fumaça, pombo correio!! 


27 comentários:

  1. Oi Laura. Que perrengue!Tenho sorte e meu filhote come de tudo, mas imagino sua frustração e preocupacao. Meu problema tambem é escola: ele demora muito pra comer e ainda precisa de ajuda. na algazarra do refeitorio e sem alguem pra ajudar o tempo todo ele acaba comendo muito pouco. resultado: emagreceu e comecou a ficar doente. Aí fui radical: ele chega da escola e sempre come um bife, depois fruta. Tem dado certo. olha, o que posso te sugerir, torcendo pra dar certo, é um livro chamado "deliciosos e disfarçados", em que a autora faz pures de legumes e coloca em tudo quanto é comida (tipo brownie com purê de espinafre). Os filhos dela eram iguais a sua, nao comiam nada de "saudavel". Quem sabe nao dá certo? Outra coisa que ajuda com o meu filho é falar que é "comida de peixinho" ou de algum personagem tipo cenoura do pernalonga. Eu tentaria um arroz rosa, de beterraba, e diria que é comida de princesa. Voce acha que cola? beijos e super boa sorte!! Ah, uvas no espetinho tambem sao um sucesso aqui em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu ja tinha ouvido falar desse livro, mas não fazia ideia do titulo, nem da autora, mas ja descobri ele aqui em frances, estou so esperando eles reporem no amazon para poder encomendar.

      Eu tenho tentando diminuir a carne sabe, pq se deixar ela come um bifé inteiro e ainda é capaz de pedir mais. Esse é o unico ingrediente aqui em casa com o qual não tenho problemas!!!

      Boa sorte ai pra você também!!

      Excluir
  2. Laura, primeiro de tudo vc tem que ouvir o pediatra dela.
    Por aqui (pelo menos comigo, sobrinhos, filhas, amigos) os pediatras ensinam que tem que oferecer o alimento e se a criança não quer, só vai comer algo no próximo horário. Pode funcionar ou não. No caso dela almoçar fora de casa, fica tudo mais difícil. Não dá pra vc mandar a "marmitinha" dela, pelo menos com o que ela come habitualmente? E já que come macarrão, por ex., a escola não pode lhe dar mais vezes na semana? A Docinha não me parece magrela demais, alguma coisa boa ela deve comer. rsrs
    Tenho uma maiga cuja prima, um mulherão (em tamanho e saúde) jamais comeu uma verdura ou legume. Só comia arroz, feijão, carne e ovo. Diariamente ovo cozido. Nunca foi raquítica, tem ótima saúde.
    Maçã é uma das frutas mais perfeitas para a saúde.
    Não se desespere, ouça seu pediatra e se ela estiver com os exames bons, nada a preocupar. Deixa rolar. Talvez sua ansiedade piore as coisas. Ofereça os alimentos e deixe que ela escolha. Eu me desesperaria, sei disso, mas não é o melhor a fazer. Vá cozinhando legumes, batendo no liquidificador, misturando com caldo de feijão, ela nem vai perceber. Calma, calma, viu? Ofereça muito suco natural, muito líquido, qualquer coisa ajuda. Menos passar ansiedade para ela. Criança é esperta demais, ela pode estar "engalobando" você para ter sempre uma guloseima por perto, não duvide disso! rsrs Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, ela està crescendo bem, a médica outro dia desses fez um comentario que me deixou foi bem feliz, dizendo q era incrivel, pois nossa filha não adoecia nunca!!! Logico q isso foi antes de entrar na escolinha, mas ainda sim é saudavel!! Não posso mandar a marmita, seria uma boa opção, mas para que ela coma na escola, é obrigatoria que coma a comida que eles dão. O que de uma certa forma é logico, pois pagamos pela comida.

      Seria o céu se ela comesse feijão e ovo! Eu até dava ferias pra cenoura e pra vagem, eheheheh
      Beijosss

      Excluir
  3. Laura sua filha é linda mesmo não comendo legumes , muito fofa , mas desejo muito boa sorte a vocês, como ainda não sou mãe não sei bem o que dizer :(
    Me add. no face, estou me mudando para Toulouse e estou perdidinha !!!
    Bjãooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, Obrigada!!!

      Ainda bem q comer legumes não é requisito para beleza ne?? eheheheh

      Meu face é https://www.facebook.com/dlaumartins

      Pode me adicionar, se tiver alguma duvida que eu possa tirar, fique a vontade!!!

      Excluir
  4. Laura eu nunca comentei aqui, mas a mim me passou com minha filha que ela odiava a comida da escola, nao pela comida em si, mas ela achava que estava sendo privada da comida de casa, aqui na Espanha a refeiçao da escola custa 240 euros ao mes, eu mandei durate uns dois anos a cimida dela, pois punha numa frasqueira tem umas lindas coloridas pra crianças com tres compartimentos, olha o que ela mais comia? pois hamburguer feito em casa, arroz branco, e cenoura crua picada, as vezes coia isso por semanas, mas pelo menos comia, nao gostava nao so de frutas e verudras mas tambem de nada cremoso nem pastoso, nem doce, nem azedo so salgado e crocanti, um inferno total, ai desencanei, fazia seu hamburger seu arroz, e em casa comia algumas coisas mais, agora?
    Pois vive na Alemanha faz doutorado come de tudo, mas de tudo mesmo, e parece ser que quem sofria era so eu. Enfim desencana um poco , nao è culpa sua, è uma questao de paladar, eu tenho uma amiga que ate 19 anos isso mesmo 19 anos so comia batatafrita com ovo frito, nas tres refeiçoes da uma olhada no blog cronicas do Iglu da lavia e vc vai conhecer um menino que nao come nada mas nada mesmo.
    Um beijo Antonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonia, eu pago menos da metade do que você paga por mês e quase tenho um parto a cada pagamento de tanto que acho caro, ainda mais se considerar o que ela não come.

      Que coisa boa saber que hoje sua filha come de tudo!! Ainda tenho essa esperança!!! Conheço o blog da Flavia e 'midivirto' com as aventuras dela!!!
      Beijos e obrigada pelo comentario!!!!

      Excluir
  5. Ola Laura, faz um tempão que não escrevia um comentario por aqui, mas sempre leio seu blog.
    Começo a imaginar essas preocupações da maternidade, pois estou esperando uma mocinha pro mês de agosto.
    Mas acho que a melhor coisa mesmo, é na minha humilde opinião, disfarçar mesmo os legumes e frutas como puder, com um bolo de cenoura, um yogurte batido com as frutas, enfim, o que puder, sem realmente se estressar muito por isso se a saude dela estiver bem é o que importa.
    Eu quando era criança acho que nunca vi um brocolis até os meus 10 anos, meus pais me davam até biotônico fontoura, pq achavam q eu era muita magrela, mas na verdade era simplesmente o meu biotipo. Nunca tive problemas de saude, anemia, nada disso.
    E hoje, amo feijão, brocolis, frutas nao vivo sem, enfim.

    bon courage!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu sou da turma dos que tomaram biotonico também. ö coisa ruim da disgrama aquilo, sassinhora! Sem contar que minha mãe ainda fazia umas misturas pra "potencializar" o efeito do negocio, ai credo. Lembro até do cheiro.

      Valeu por me fazer lembrar dessa epoca, eheheheh
      Abraços e muita saude pra sua garotinha que logo vai chegar!!

      Excluir
  6. Mãe é mãe mesmo!!!! Já cansei de reclamar com o pediatra que Lelê come pouco ( porções ínfimas, tipo 6 colheres de sobremesa). Ele fala que eu devia agradecer, pois ainda assim ela é saudável e deve se manter magra pra sempre. Entendo seu desespero, mas relaxa! Na hora que ela chegar com fome, compense os nutrientes, mesmo que disfarçados. Lelê adora couve flor, brócolis e cenoura. O resto, só escondido no feijão!!! Pode ter certeza que ela já entendeu que vc cede e dá o que ela quer comer. Lelê dá altas voltas em mim... Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Renata, essas menininhas, acho que ja nascem sabendo por onde começar a puxar a linha do trico viu, so pode!! A Julia não come feijão, e acho que nada que seja verde. Tenho que fazer um caldão de legumes se quiser que ela coma brocolis, couve flor, abobrinha e todo o resto!!

      Boa sorte ai e vamos com fé, pq energia e inteligencia elas tem!!

      Bjs

      Excluir
  7. Oi achei seu blog por acaso e como me identifiquei vc nem imagina, sou mãe do Théo, moleque levado de 3 anos que nasceu prematuro de 27 semanas e que desde então retem todas as minhas preocupações, acontece que desde novinho ele detesta comida de sal, no auto dos seus noves meses -seis de idade corrigida- quando fui dar a primeira papinha salgada e fiz batatinha amassada, praticamente sem sal algum só com o margarina como a pediatra havia recomendado e ele me cuspiu tudo, desde então percebi que comer seria um problema e tem sido.

    Théo só como o que quer, o que não quer faz vomito, chora fica sem comer sem problema algum por horas, e no cardápio dele nada é saudavel, adora batata frita e palha, carne -bife e asinha de frango frita- e miojo, e o pior desde que nasceu pela prematuridade ele tem um anemia insistente que vira e mexe volta e da-lhe sulfato ferroso, já fiz de tudo pra que ele comece outras coisas mas não rola, o que faço é mesmo esconder a comida, cozinho legumes e misturo no caldinho de feijão que dou junto com o miojo, passo os bifes dele no azeite, e muito de vez em quando consigo que ele coma uma misturinha de arroz caldinho de feijão e angu, de frutas ele só come maça e banana...

    Já fui na nutricionista inúmeras vezes fizemos acompanhamento por um ano inteiro e o que ela sempre me disse foi: "se ele é saudável, não há com o que se preocupar, se ele engorda e cresce de um mês para outro ele está bem nutrido" desde então dei uma desencanada, minha mãe vive dizendo que isso sou eu pagando por tudo que ela passou comigo pq tb não comia nada quando era criança...

    Então acho que o melhor é mesmo dar uma relaxada e observar se ela é saudável e feliz e pelo jeito ela parece bem saudável e feliz.. Então estamos juntas nessa labuta... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, que bom que seu filho està saudavel!! Acho que nos mães somos sofredoras de natureza, so pode!!!

      Beijosss

      Excluir
  8. Eu ainda nao sou mae, mas quando era au pair fazia sopa de legumes natural. Cozinhava os legumes, batia no liquidificador e no fim colocava pedaços de carne moida dentro da sopa na frente das crianças. Eles comiam tudo, mas o dia em que eu caia na besteira pra falar que era sopa de tal legume (um que eles nao gostavam), ninguém comia! Uma sopa rosa de beterraba, ou uma sopa amarelinha de batata, uma sopa verdinha de courgette, sei la, a gente tem que ter imaginaçao, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lo, isso deve ser alguma bacteria local, pq a sopa ela toma, desde que não me veja fazendo ou que eu não responda oque tem dentro. Todo dia a sopa tem batata e cenoura. To so esperando ela me perguntar "se todo dia so tem batata e cenoura, pq tem dias que a sopa é rosa/verde/laranjada/etc" eheheheh

      Haja imaginação, pq energia eles tem viu!!!
      Bjs

      Excluir
  9. Laura, manipular a mae com comida ou a falta dela é normal. Primeiro relaxe. Segundo, a crianca só come batata frita se a mae oferece. Entao se vc nao oferecer nada dos nao-saudaveis, como ela vai conhecer, né?
    E a crianca pode ficar até 3 dias sem comer, contanto que beba água.
    Por outro lado, vc precisa ver quantas calorias ela ingere por dia. Nao adianta dar um copo de suco de laranja com 90 calorias e uma porcao de batata frita com 300, se ela só precisa ingerir 1300 calorias por dia - a dieta das modelos é de 1500 calorias por dia, ou seja, para morrer de fome comparando a padroes normais.
    Relaxe, nao quer banana, ah, quer morangos, ótimo. Gelinhos feitos com purê de frutas sem acúcar é uma alternativa para o verao, ao invés de sorvetes.
    E tente colocá-la na cozinha. Um pepino, uma faca comum e uma tabuinha fazem milagres :-)
    Mesmo que ela coma algumas coisas e outras nao, nao se desespere, pare de oferecer besteiras e continue na vibracao saúde.
    Eu quando pequena comia cenoura ralada crua, mas nunca cenoura cozida rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, com seu melhor comentario ever "a crianca pode ficar até 3 dias sem comer"!! Eu tenho conseguido fazer ela comer muita coisa feita em casa com essa de por ela pra me ajudar.

      Bolos, biscoitos, paezinhos e esses lanches, desde que não tenham fruta no meio. Qdo tem fruta ela ajuda, se diverte, mas nada de comer nem pra experimentar depois.

      Vou procurar embalagem pros gelinhos, agora pro verão são realmente uma boa soluçao.

      Saudades de ver fotos e novidades da Clara, que ja deve estar enorme!!!

      Abraçoss

      Excluir
  10. eu não tenho filhos, mas tenho sobrinha pequena... minha irmã usa muitos sites da internet para pegar dicas... dê uma olhadinha nesse: http://meubebe.br.msn.com/abaixodeumano/slideshows/31647472
    ah, e passe também lá no meu blog qualquer hora dessas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moiselle, também sassarico hororres pela internet. Acho que hj em dia é uma boa forma de saber se estamos indo pelo rumo certo, ou se ao menos tem mais gente indo pelo mesmo caminho que a gente.

      Direto leio seus posts, seu blog esta no meu reader, o problema é que ando uma lerda para comentar!! Vou corrigir isso!!!
      Obrigada pelas visitas e pelos comentarios!!
      Abraços

      Excluir
    2. que bom, fiquei feliz :) abraços

      Excluir
  11. Oi,
    meu nome é Vicência,
    deve ser muito legal morar na França, não é?
    tenho algumas dúvidas....se puder me ajudar eu agradeceria muito! tipo, como se faz para sacar dinheiro na França quando o banco é o banco do Brasil?
    moro no Rio de Janeiro com a família.
    Beijos....
    meu e-mail é: vicenciarj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicência, eu ainda nao comecei a aproveitar/explorar a França, mas é um lugar especial!!
      Respondi suas questoes por email!
      abraços

      Excluir
  12. mae é tudo sofredora mesmo ne?! hehe mas olha, esse negocio de nao querer comer alguma coisa é normal. Eu mesma nunca comi direito e me lembro ate hj da minha baba correndo atras de mim com o prato de comida pra ver se eu almocava algo! haha na escola levava chocolate branco e todinho de merenda pq era a unica coisa que eu comia e mesmo assim eu dava o lanche todo dia pros meus amigos pq nao tinha vontade de comer! =D e olha, é fase!! com uns 12 ou 13 anos passou...passei a comer tudo e ate hj como praticamente todos as frutas e legumes ;) entao relaxa. Ela vai comer qdo chegar a hora hehe bjs!

    ResponderExcluir
  13. ahahaha Laurinha! To vendo meu futuro!! Porque temos que admitir, ninguem pode esperar dos filhos aquilo que nao foi, e eu fui terrivel para comer, pobre da minha mae, fazia de tudo para que eu comesse, alias, tivemos varias brigas por causa disso, e ate apanhei por nao comer, acho que chegou um ponto que ela perdeu a paciencia comigo e largou mao. A unica coisa que sempre gostei foi arroz e feijao, mas as vezes era so o arroz outras vezes so o feijao.. la pelos 10 anos que eu passei a comer melhor, que eu me lembre... e estamos ai neh, sobrevivi, e cresci... *rs...

    Nos artigos que ando lendo sobre gravidez, explica que o paladar da crianca comeca a se desenvolver no ultero, o liquido amniótico carrega so gosto de tudo que comemos, e o bebe engoli esse liquido a partir da semana 12, porisso maes que passam muito mal durante a gravidez e acabam tendo que comer apenas coisa simples como batata e pao, vao ter problema com a crianca nos primeiros anos, com a questao de comer...

    Claro que se esse foi seu caso, nao da mais para conserta, entao o negocio e relaxar, gostei muito da ideia da Marcia! E vou adcionar a experiencia que tive quando fui baba de dois.

    O menina comia de tudo, o menino era terrivel, a mae deles no entanto tinha um esquema de estrelinhas, eles precisavam comer pelo menos 4 variadades (entre frutas e vegetais) eles sempre tinha a escolha de dois, no fim do dia eles trocavam as estrelas por um "treat" da escolha deles, um picole, um chocolatinho, ou uma bala de goma. E tudo contava, o suco de laranja ou maca pela manha era 1, a maca cortadinha era 2, a cenoura 3, e assim ia....

    Uma coisa tb que sempre achei legal e que eles tinha 30 minutos para comer, nos quais nao se falava a respeito de comida, era sobre o dia na escolinha ou o que eles queriam fazer de brincadeira, passava o tempo, se comeu comeu, se nao recolhia os pratos, e nao se falava mais em comida, assim nao gerava stress na crianca, com a obrigacao de que ela tinha que comer, e logico, tinha dias que tudo tinha ficado no prato, e unica coisa que ela falava era: "vc tem certeza que vc nao quer mais nada do seu prato, aqui tem 2 estrelas que vc nao vai ganhar, e eles escolhiam se iam querer ou nao. Lembro que a menina sempre catava as opcoes que valiam estrelas e comia rapidinho, enquanto o menino ficavam pensando e as vezes tentava, mas se ele passasse mal com ansia de vomito, ela mandava ele parar, e lembrava que ele teria outra oportunidade de completar as estrelas, e eles iam brincar e esqueciam...

    Bom eu espero que eu consiga colocar algumas dessas ideias em pratica no meu futuro, pq a gente sabe muito bem que falar e facil...

    Boa sorte amiga! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Laura!
    Sempre leio o seu blog, mas comentei uma ou duas vezes só!
    Bom, vamos lá... não sou mãe ainda, mas dei muito trabalho pra minha quando criança. Lembro que almoçava com o chinelo do lado, não podia sair da mesa de jeito nenhum, enquanto não terminasse a refeição. Eu tentava até esconder a comida embaixo da colher, achando que minha mãe nunca descobriria, rsrsrs
    Não comia legumes e verduras de jeito nenhum, frutas, só algumas e raramente. Adorava um doce, ou qualquer besteira, fritura... Tive alguns problemas no estômago (e tenho até hoje), mas nada demais. Hoje como quase todas as frutas, tento comer pelo menos uma vez ao dia, e legumes e verduras, continuo não gostando, mas vou me forçando a comer uma coisa ou outra.
    Bom, acho que o jeito é ter paciência, criatividade, e não tornar a hora da refeição um pesadelo.. Comigo, tive que crescer e ver que as coisas que eu comia não me faziam bem, nada do que minha mãe tentava, funcionou! E a culpa não é sua, pode ter certeza, pois em casa, enquanto eu tinha problemas pra comer, minha irmã sempre comeu de tudo!
    Boa sorte!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Você já viu este programa? Se não, vale a pena dar uma olhada.


    http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/meu-filho-nao-come-e-preciso-muita-paciencia-diz-mae/2656179/

    ResponderExcluir