quinta-feira, setembro 30, 2010

O motivo - Up-date

Poucas semanas depois que Bebedocinha nasceu, surgiu um assunto meio polêmico em alguns blogs, a respeito de brasileiras, que vinham para o exterior pra arrumar marido estrangeiro, que arrumavam filhos, não trabalhavam e passavam a vida blogando pra esconder a incapacidade ou incompetência. Ja não me lembro muito bem dos detalhes. Mas o fato é que isso me fez muito mal. Durante aquele periodo meio obscuro e incerto das primeiras semanas, com toda a dificuldade que havia passado na gravidez ainda aflorada, sem amigos, sabendo que minha mãe ficaria por pouco tempo, o assunto me afetou bastante.

Deveria ter tomado mais cuidado para não engravidar? Sim. Deveria ter me organizado para conseguir uma babà assim que Bebedocinha nascesse? Sim. Deveria ter feito muita coisa, mas a vida nem sempre é assim.

Varias blogueiras, com e sem filhos, nos defenderam (digo nos, pois quando o assunto saiu foi generalizado, tipo, toda pistoleira brasileira que não trabalhava fora, que tinha filho , que o marido era estrangeiro entrou no balaio), a coisa deu pano pra manga, mas como tudo nessa vida, passou.

Passou, mas não pra mim. Fiquei entalada e engasgada, queria sair gritando que não, eu não sou assim. Que me sobra  competencia, boa vontade e o principal, eu não sou pistoleira. Que quando estava no Brasil eu ralava, estudava, que me casei porque o amor que eu sentia era muito grande (se é que podemos medir). Mas naquele momento nada que eu falasse teria valor, afinal, com um bebê nos braços, sem poder colocar meus projetos pra caminhar o jeito foi me recolher na minha insignificancia.

Então aos poucos a vida foi se ajeitando, conseguimos uma babà, voltei pro curso de francês, passei de nivel (com bons resultados) no curso, fiz uma prova que me garantiu o direito de tentar entrar na faculdade, fiz minha inscrição, perderam meus documentos, perdi as esperanças de entrar na faculdade esse ano (entenda que ano que vem aqui é setembro de 2011), mandei minha inscrição mais uma vez, fui la na faculdade, falei com o responsavel X, Y e Z. Com o manda chuva, manda trovões e tornados. E tive uma resposta parcial de que a essa altura do campeonato, com as aulas começadas seria realmente impossivel pra esse ano.

Voltei pra casa de asa quebrada. 

Do nada recebo uma ligação e a voz do outro lado fala: - você foi aceita, venha amanhã fazer sua inscrição.

Eu pulei, dancei, sorri, chorei e gritei bem alto pra mim mesma: eu não sou incompetente. 
Fiz a dancinha da vitoria junto com uma retrospectiva de o quanto ter lido aquelas palavras ha 2 anos atras me fizeram mal.

Eu poderia ter vindo ano passado contar que havia passado de nivel no curso, pois ja era algo grande. Poderia ter contado a respeito da prova que me coloca no nivel europeu de francês. Ou poderia ter contado que o ano que vem faria minha querida faculdade de direito. Mas hoje eu vim contar que eu ja começei. E não conto isso pras pessoas que começaram o assunto la atras e o trataram de maneira tão imparcial e insensivel, afinal existe sim gente bandida, incompetente por ai,mas isso não da o direito a ninguém de dizer que "todos" são assim. Conto pra vocês, pessoas amigas que tanto me ajudaram quando eu começei o blog no inicio da gravidez. Pois foram vocês, que nunca se importaram com o fato de eu ter ou ser qualquer coisa naquele momento, com seus comentarios, visitas e carinho que me ajudaram a não ficar louca aqui dentro de casa.


Ja contei que eu sou magra, visto 36 e tenho o cabelo bonito?






Pequeno Up-date: o assunto a respeito das pistoleiras incompetentes não foi falado diretamente pra mim, mesmo porque eu duvido que as pessoas que naquela epoca comentaram e postaram a respeito, leiam os blogs das Donas de Casa Pistoleiras S.A. Mas sabe quando tudo que està sendo falado cai como uma luva na sua vida? Foi isso que aconteceu, pois foi falado de maneira generalizada!


23 comentários:

  1. Seu blog é lindo! E emocionante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. sééério que rolou mesmo um post assim??
    liga não - isso é coisa de gente que PRECISA generalizar pra tentar entender o funcionamento do universo (e nunca entende).
    vai lá e AHAZA!
    você, a cabeleira e a sua (invejável) calça 36.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Hê-hê
    A auto-estima está lá no teto! Tô gostando de ver. Parabéns.
    Só não pinte o cabelo de louro,certo?
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Nao te conheco, so li apenas uma parte da sua historia de luta ai e fiquei feliz que conseguiu. Realmente nao e facil para nos que optamos deixar tdo no nosso pais por amor...e ter que recomecar tdo em um novo pais.
    Good luck!
    Helena

    http://thehoneyflowergirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Laura!!!
    Tenho certeza de que você conquistou tudo com muita luta.
    É tão bom quando a nossa vida toma um rumo legal ...

    Beijos e felicidades.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Parabens Laura!

    Me alegro muito e estarei aqui torcendo por você. :)

    Fico tão feliz com noticias boas.

    Bjus da Ta

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Laura!
    Fico muito feliz por você, que não desiste dos seus sonhos e metas por causa de meia dúzia de invejosos insensíveis. Boa sorte na sua volta a universidade :)
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Laura!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Laura, é a primeira vez que comento no seu blog mas venho acompanhando há alguns meses. Acho muito legal o seu estilo de escrever, gosto das histórias da sua filhinha e entendo muito bem o que vc passou! Eu moro em Madri há 6 anos, vim aqui pq me apaixonei por um espanhol com quem me casei e agora estou grávida e atualmente, desempregada, mas com muitos planos para quando o baby nascer! Realmente irrita e cansa demais a beleza esse discursinho infeliz de gente invejosa que fala que somos pistoleiras. Nesses anos de web li muito disso tb. É gente mto infeliz mesmo! Mas olha ai, vc está conseguindo atingir seus objetivos! Agora é só o começo! Muita sorte e força no caminho!

    ResponderExcluir
  10. Êêêê!!!
    Parabéns, Laura!!
    Um dia, lendo seu blog eu pensei: "Puxa vida, ela fazia duas faculdades; deve ser muito difícil pra ela essa mudança e de repente ser mãe e dona de casa" (pelo amor de deus, não desmerecendo quem é, tá? É só porque uma coisa é bem diferente da outra). Imagino que você deva ter sentido muita falta da rotina. Eu, pelo menos, que terminei a faculdade no ano passado, sinto muita falta!
    Parabéns por todos os seus avanços!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Alguns meses atrás eu li a seguinte frase:
    "Quantos passos foram necessários para chegar onde você chegou?
    Criticar é fácil, mas usar o seu sapato, ninguém quer; vestir as suas dores, ninguém quer. Saber dos seus problemas, só se for por curiosidade."
    E não é?

    ResponderExcluir
  12. Que linda!
    Parabéns! Eu nunca comentei, mas achei seu blog e gostei muito,acompanho já tem algum tempo.
    Que Deus realmente te abençoe e que você continue linda e magra e em breve colhendo mais frutos ainda. Realmente feliz por sua vitória!

    ResponderExcluir
  13. Laura, eu "sabia" que você é especial! Não foi à toa que meu coração "bateu por você" desde a primeira leitura.
    Você é uma menina de ouro, uma mulher que foi em busca de seus sonhos, que luta, que sofreu longe da mãezinha e da irmã, que soube se valorizar e valorizar seu lar, sua família.
    Nunca pensei que fosse uma aventureira.
    Beijo grande, muito sucesso, muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns duas vezes!
    Por você ser exatamente quem é e por ter ido atrás do que realmente acreditou.
    Viva a mulher de verdade, linda, magra, e super mãe...só faltou ser loira..resrssrsr
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Laurinha,
    Pois eu estou contigo desde o início praticamente e nunca, nunca mesmo, imaginei uma coisa dessas a seu respeito, mesmo porque você falou desde o início de seu amor por este francês que roubou você da gente (hehe) e vimos sua gravidez crescer e florescer com a chegada da bebedocinha. Só mesmo alguém muito ruim ou imbecil para ter pensado algo assim de uma pessoa bacana e honesta como você.
    Parabéns pelas conquistas! Você vai longe menina, aliás, já foi!
    beijos grandes, muitos.

    ResponderExcluir
  16. Como tem gente feia no mundo... pq uma ou outra agiu mal, fez uma cagada com a própria vida não define todo o resto de mulheres que se casam com estrangeiros né? Concordo com vc.

    Parabéns pelas conquistas, celebre mesmo, curta cada vitória sua. Melhor mesmo foi ler que vc é magra, feliz e tem cabelo bonito.

    A título de curiosidade fui catar o tal blog mas não achei..hehe.Beijo

    ResponderExcluir
  17. Nossa... ¡fe-li-ci-ta-tions! Boa sorte na faculdade! Se eu puder ajudar em algo nao duvide em pedir... Conheço um pouco o universo... e algumas regras. No ano passado estava até dando umas aulinhas por lá!
    Sabe, Laura, eu nao segui a tal polémica porque fui das que casou morta de medo desse estereotipo, com o qual comecei a trabalhar rápido... e sabe o que? Parei.
    Parei esse ano porque cansei, porque me arrependi muito, muito de ter deixado meu bb com 4 meses com babá e métodos franceses (il pleure parce qu'il cherche son sommeil...)... cansei de correr.
    Nao deixei o trabalho, estou estudando em casa, mas ah, que alegria poder cuidar da minha casa e do meu filho (que já tem 4 anos)!
    Essa alegria ninguém me tira mais!
    Enfim, estereotipos sao como sempre, besteira, mas besteiras que podem fazer muito mal!
    Até me doeu ler a palavra pistoleira... eu nunca tinha ouvido por aqui...

    Obs. ¡Hola Alexandra!
    eu morei na España, morro de saudades e agora ensino español...

    ResponderExcluir
  18. Oi Amiga, meus parabéns pela fac! Que vitoria! Consegui o meu dipmoma ha alguns anos e, sinceramente, nao mudou grande coisa na minha vida, mas so o fato de poder dizer que vc tem um Master II em alguma coisa por aqui ja da o maior moral. Que você aproveite cada minuto do seu curso, faça muitas amigas e passe a olhar por cima esse tipo de gente que nao sabe nada de mulheres como a gente e muito menos do que é a vida no exterior. Muito boa sorte, e agora vê se lembra de atualizar o meu link, né?! O endereço do "Persa Brasileiro na Provence" mudou para www.naprovence.com. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Que felicidade amiga. Boa sorte pra vc no curso. Bj

    ResponderExcluir
  20. Caracaaaaa, Parabéns Laura!!!
    Gente, vai fazer que curso???

    POxa, fico muito, MUITO feliz por ti.. passei por essa emoção de ser aprovada num curso superior aqui na frança a poucos meses, e eu sei como a sensação é maravilhosa ;)

    Sucesso no curso. Garanto que ele vai se desenrrolar muito melhor do que se tivesse começado antes. Deus ja me deu provas maravilhosas de que as coisas acontecem na hora EXATA em que devem acontecer ;)

    Biz

    ResponderExcluir
  21. Mana, já disse q estou explodindo de orgulho de vc? Já né? Mas vou repetir: ESTOU EXPLODINDO DE ORGULHO. E que todos saibam: ela é minha amiga MAGRAAAAAAA

    ResponderExcluir
  22. Lindona, vc venceu mais essa e vai vencer mais e mais, vc vai ver :)

    Esse povo que "generaliza" a vida dos outros sem saber é demais, mas Deus sabe sempre o que faz.

    Parabéns por mais essa conquista, tô mega orgulhosa de vc :)

    ResponderExcluir
  23. Tô aqui tirando as teias de aranha dos blogs amigos, e de repente BAAAAAAAAAAAAM! Que notícia maravilhosa!
    Parabéns, Laurita, por essa conquista tão importante! Estou muito feliz!
    Bjs!
    PS: já te falei que tenho cabelo ruim e meu manequim está mais para boneco da Michelin? :-)))

    ResponderExcluir