quinta-feira, agosto 13, 2009

Enfim, respostas

Primeiro milhões de desculpas pela demora das respostas!!!! E obrigado pelas perguntas!
Beth, Como a Maira comentou logo em seguida, realmente é MUUUUITO relativo. Tem gente fedida sim, e muito fedida. Tem horas que a gente passa perto de uns que o estomago da voltas. As vezes tem gente que tem um halito tão horrivel que a gente custa ficar perto quando a pessoa fala. Mas não são so os franceses, pois aqui é apinhado de estrangeiro e tem uma galera que de longe a gente sente a inhaca.
Felizmente o contràrio ocorre sim. Passo perto de pessoas que da vontade de ficar la pertinho so pra ficar sentindo o cheiro bom, homem, mulher e até criança. Outro dia tinha uma menina de uns 8 anos ao meu lado no onibus que eu quase falei pra ela não descer de tão perfumada que estava.
Maira, penso a mesma coisa e nem entro na questao de nacionalidade, pois isso da espaço para muito assunto sem cabimento. Mas que tem horas que eu queria ter a cara de pau de oferecer um lencinho... desodorante....desinfetante... banho.... ou sair correndo, isso e tenho, ehehehe!!
Lucia, um mapa e algumas fotos de Bordeaux. O mapa parece de criança que rabiscou, mas da pra se situar bem!Estamos ha exatos 585 Km de Paris, de acordo com o google earth. De trem, dependendo do horario da pra chegar la em 3:30 horas. Bordeaux tem como atividade principal a produção de vinhos, é a segunda maior do mundo. Segue com a industria, serviços e turismo. Foi classificada como patrimonio mundial da humanidade pela Unesco em 2007. Desde que criei o blog tenho como objetivo fazer uma serie de posts mostrando a cidade, que por sinal é linda.
Kalita, acredita que nunca andei de taxi por aqui???? Mas consultei o marido, e ele disse que sempre que precisou nunca teve que mostrar nennhum documento nem nada. Não conseguimos imaginar o porque de se identificar... talves uma segurança para o motorista.
Meire, respondo aqui, sem problemas. Depois de 9 meses eu lutando por Sofia, o marido decidido a chama-la de Oceana, chegamos a uma decisão: Julia. Detalhe, decidimos faltando uns 10 minutos pra ela nascer, mas chamamos ela sempre de Bebedocinha, Julia so quando alguem pergunta mesmo.
Marilia, Isso, nos conhecemos pela internet. Sempre falamos em português, mas além dele falar o de Portugal (que é muito diferente do Brasil) ele não era fluente e ainda tinha um super sotaque. Mas ele gosta muito de falar português e desde quando começamos ele era sempre muito atento ao que eu escrevia e me contou que ate comprou um dicionario para ajudar.
Até hoje é muito engraçado as vezes, apesar de eu achar o sotaque fofo, aos poucos ele foi melhorando, aprendendo as expressões (fala uaicomo se tivesse nascido em MG, com enfâse e tudo mais). Mas ainda sai umas coisas bem engraçadas, tipo um sms outro dia desses "compra adocissiante (amaciante)", "eu espero vc fazer seus unios (unhas)". Vou anotar tudo e faço um posto so com isso depois!
O françes que eu aprendi não foi com ele, sabe aquelas pessoas que não tem uma gota de didatica nem de paciencia, entao, meu marido é uma delas. Tem muita boa vontade, mas não leva jeito tadinho. Fiz 4 meses na Aliança Francesa, não sou nem de longe fluente, mas pra conversar numa boa, ir ao médico, pedir informação da certo. Mas o mais necessario (que é na hora de brigar) não da ainda, hheheheheh
Vivi, os planos são de fugir daqui quando o marido se aposentar.... não sei pra onde, mas esta nos planos!!!
Liza, vim morar aqui depois que o marido intimou. Tipo, casa comigo ou paramos por aqui. Ai ja viu né!!!!! Quando cheguei de mala e cuia trouxe comigo muita inflexibilidade e saudade. Colocava defeito até nos sinais de transito, tudo era ruim, feio, chato, errado, nada estava bom. Aos poucos e na marra fui cedendo e me acostumando, hoje gosto daqui, faço de conta que não vejo um monte de coisas que me irritam demais e procuro sempre ver pelo lado bom.
Quase tenho um ataque de panico quando vou na padaria e a mesma mão que pega o dinheiro é a que pega o pao. O coraçao até para quando estou em um restaurante e alguem soa o nariz. Mas fico feliz quando lembro que pedestre tem a prioridade, quando olho para as janelas e não tem grades... O futuro ainda não esta planejado, mas quando nos aposentarmos talves o Brasil seja uma opção.
Blog da Gravida, nunca sai à francesa. Alias aqui (pelo menos com os amigos do marido) isso seria uma heresia, hehehehehehe!
Mariana traga tudo que couber na mala!!!! Ocupe cada espaço vago que tem la! kkkkkkkkkkk
Ciça Donner eles podem ter dupla nacionalidade sim. Você registra eles no consulado brasileiro, depois no Brasil. Praticamente o mesmo procedimento com o registro do casamento.
Isadora Moro em Bordeaux, e sofri bastante com o descaso da médica, da familia, o problema do idioma, e tanta coisinha pequena que nessa hora ficam enormes. Mas se te consola, quando o bebê nasce, a gente releva e quase esquece.

13 comentários:

  1. OI LAURA
    A MINHA VÓ MATERNA PE DESSA REGIÃO DA FRANÇA, E POR UM TEMPO EU QUERIA MUITO TER NACIONALIDADE TAMBÉM, MAS AOS POUCOS FUI ENTENDENDO QUE ALEM DO TRABALHÃO QUE ISSO IA ME DAR, EU NÃO IA MUDAR,IA CONTINUAR A SER A MESMA CAIPIRINHA, BRASILEIRINHA, PARANAENSE.
    MAS QUERO MUITO CONHECER A FRANÇA INTEIRA, PRINCIPALMENRTE A FRANÇA RURAL, ESSE SEU LUGAR AÍ É UM SONHO PRA MIM QUE GOSTO DE PRODUÇÃO DE VINHOS, VINHEDOS, UM DIA VOU PRAÍ
    BEIJO QUERIDA

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura!
    Obrigada pela resposta!
    É verdade, tanto aí quanto aqui tem gente fedida.
    Esta pergunta foi mais, devido a pecha que criaram em torno dos franceses fazerem perfumes maravilhosos, talvez algum invejoso inventou esta para dizer que são maravilhosos porquê o povo não toma banho.
    Minha pergnta foi mais uma 'zoeira' entende.
    E, ainda bem que vocês colocaram o lindo nome de Julia, porquê se fosse Ocena, sei não! tsc tsc
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  3. Fala a verdade: há quanto tempo você não toma um Bordeaux? Acho que quando eu por uma gota de álcool na boca eu caio onde estiver, mesmo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Laura, adorei as perguntas e respostas. Aliás, o que mais gosto no seu blog é o seu jeito franco e ao mesmo tempo humorado de escrever.

    Torço, mesmo que de longe e nem te conhecer, que vc seja muito feliz, onde estiver!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laura!
    Adorei o post!
    Que bom que apesar de todas as dificuldades e empecilhos você tem levado a vida aí numa boa. Talvez no dia em que você conseguir xingar o padeiro você se sinta completamente em casa! hehe
    Eu não tenho filhos, mas imagino que a chegada da Bebedocinha tenha feito toda a diferença.
    Bejinho!

    ResponderExcluir
  6. Aiii q lindo!!! Acompanho teu blog faz tempo e agora descobri q a filhota tem um nome tão tão lindo!!! ehehehhehe

    bjkas ...

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, a primeira vez que li seu blog foi exatamente quando sua filhota nasceu... então eu ja sabia o nome dela...
    Mas eu achava que era so vc que chamava ela de bebedocinha, q fofo que o marido tb chama!!

    Andei sumidinha.. até meu blog tah largadinho, vou atualizar pra contar as novidades... nem fiz minha pergunta.. que puxa... mas faz outra sessão de perguntas que nem essa q eu faço :P

    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Meio longe de Paris, heim? Imagina se eu tiver coragem de entrar num avião e ficar hooooras voando pra chegar em Paris e depois não ir aí, conhecer vocês? Ah, vou! Mas aí será por terra. Se vai haver outra sessão de perguntas e respostas, aí vai: a mão de direção daí não é a inglesa, é? Meu sonho é viajar por essas vilazinhas francesas (vi as fotos da Cissa e amei!), parando em uma por uma, nem que seja por minutos...Ah...sonhos! Bj

    ResponderExcluir
  9. Laurinha, obrigada por me responder.
    Tenho amigos com uma situaçao parecida em relaçao ao nome do bebe. Nao chegavam a um acordo e o bebe antes de nascer era chamado por X (xis), e o engraçado que hoje com quase dois aninhos, todos o chamam por Xis...Muito fofo por sinal.
    Entao beijocas a vc e a Julia.
    Meire

    ResponderExcluir
  10. Tbm gostei muito das resposta. E sempre bom poder conhecer melhor as amigas blogueiras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Laurinha,
    Obrigada pelo carinho!! - Alias so dizer obrigada pelo carinho eh muito pouco, soa meio frio, e nao eh esse meu sentimento. Seu ultimo comentario no P&F tocou meu coracao, eu fiquei emocionada, e ja deveria ter respondido em e-mail, mas fiquei sem saber o que dizer. Eu ja cancelei o dominio, mas nada do que ja esta escrito vai desaparecer assim, e estou organizando arquivos e quando eu voltar, pq eu VOU voltar, pode ter certeza que vc sera avisa. O nome e o dominio nao sera mais o mesmo, mas ainda sou eu.

    ResponderExcluir
  12. Amiga obrigada por responder :)
    Adorei saber o nome da Bebedocinho :)

    ResponderExcluir