terça-feira, dezembro 08, 2009

Dia longo

Quase não falei do curso de francês que estou fazendo e nem de qualquer outro assunto que seja, mas estou gostando muito. Um ritmo de faculdade, com aulas especificas para cada assunto (gramatica e ortografia, expressão escrita, cultura, literatura e fonética), gente de toda parte do mundo e um frio do cão.
Saio cedo, chego tarde, cuido da Bebedocinha, da casa, do marido... logico que depois disso tudo o gàs foi pro beleléu e a unica coisa que eu consigo fazer é me jogar na frente do computador, ler os blogs (o que nem sempre significa comentar) e plantar melancia no farmville.
Energia fisica e mental pra estudar? Honestamente: zero. Estou pegando de volta o ritmo meio que no grito sabe. Depois das primeiras provas com resultados bombàsticos e vergonhosos, vi que de brisa não ia dar.
Devagar as notas estão melhorando e os professores ja perceberam isso, coisa que ajuda bastante também. Mas se tem uma coisa que pega é a parte oral. Temos duas aulas, uma de oral propriamente dita, pra falar e outra de fonética num sei das quantas para aprender a transcrever os sons de cada palavra - coisa que até duas semanas atras eu achava a maior perda de tempo. Mas finalmente vi que ajuda e muito na hora de saber se tem que fazer biquinho, ou segurar a lingua pra cima, pra baixo, fazer o ar passar pelos lados e tals.
Hoje tive uma prova disso.
Me apliquei. Estudeibastante, revisei tudo ontem até quase 1 da manhã, dormi super mal com medo de acordar atrasada, ensaiei os biquinhos, prendi a lingua pra não pronunciar o r da Russia, li e re-li o texto que deveria apresentar pra professora, gravei cada desenho sonoro e simplesmente na hora da prova fiquei tão nervosa que errei até o que sabia. Pra ter uma ideia eu escrevi 18, a professora viu, pediu que eu escrevesse a palavra e travei.
Além de ter passado o dia com os pés molhados, com frio pois subestimei o termometro e ousei não por meia calça ainda me odiei por tanto erro.
Ainda bem que uma hora o dia termina ne.

11 comentários:

  1. Laura, minha fia!
    Não se substime, vai ver o resultado será ótimo!
    Agora, esse negócio de fazer biquinho é um saco, né!
    E lembre-se que o inverno já está batendo às suas portas, nada de sair sem agasalho, afinal agora a H1N1 está por aí. Fica esperta!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. sabe o que pra mi era engraçado quando eu fazia aula de francês? Minha professora. A primeira que eu peguei era nordestina como eu, com o sotaque mais carregado que o meu, tanto que dava pra notar o sotaque nordestio quando ela falava francês... rsrsrsrs foi perceber isso mais ainda quando troquei pra uma professora francêsa, e quando Vince (meu 'amigo' francês), me disse que ia passar a falar comigo somente em francês... aí o bicho pegou, mas até que to me saíndo bem...

    No fim do m~es to indo dividir o frio com vcs aí e praticar um pouquinho do que aprendi por aqui ;)

    Mas devagar vai, desanima não ;)

    ResponderExcluir
  3. Laura,
    aprender outra lingua nao é fácil mesmo, principalmente se a gente ainda precisa ser mae, esposa e dona de casa. Mas com dedicacao voce chega lá. Menina, aqui o frio tbm tá pegando e a tendencia agora é só piorar, entao nada de sair por ai sem estar totalmente emcapotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Desculpa invadir seu espaço...
    Queria convida-la a ser nossa entrevistada no blog: http://expatriados.wordpress.com/ . Achei você no blog da Carola.
    Qualquer coisa entre em contato: expatriados.int@gmail.com
    Bjs,
    Mirella (mikix.com)

    ResponderExcluir
  5. Ai, Laura.. sei bem como é!! eu também faço aula de francês e volta e meia tenho que ficar repetindo uma palavra 4, 5 vezes até a professora aprovar!! Mas deixa, um dia eu sei que a gente chega lá!! ;)
    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura.

    Também estou estudando francês. Agora vou para o Intermediario 1.
    Estou achando bem dificil mas para mim o pior é conjugar os verbos.

    Boa sorte nas suas aulas.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. o começo é sempre difícil, mas pouco a pouco as coisas vão se acomodando...
    Eu tambem ando me desdobrando, entre cursos, casa, filho, marido e trabalhos esporádicos... Sorte que o outono anda pegando leve por aqui. É duro! Mas recompensador ao mesmo tempo.
    Você consegue!

    um beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Laura, que luta! inda bem que é mulher, pois um homem não consegue essa rotina toda!!! Boa sorte!!! e Blog de cara nova?!! adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laura. Não é fácil sua rotina. Mas força aí e tudo se jeita. Logo você adquire segurança e faz uma bela prova oral, vai ver! Bj

    ResponderExcluir
  10. Larinha, relax...
    Não se cobre tanto, fazes passam apenas pense nisto e na próxima (porque haverá uma próxima), se sairá melhor, garanto!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Conheci seu blog e adorei, ja estou seguindo.
    Quando morei na Belgica, estudava frances, as vezes perdia a motivacao, mas no geral era bem legal.
    bjs

    ResponderExcluir