domingo, maio 11, 2008

Cultural?????

Eu juro, que tirando a preguiça e decepção que tenho das obstetras, eu tento ser o mais neutra possível em relação as diferenças culturais existentes em aqui. Mas existe bastante coisa que eu não entendo.
Longe de mim comparar e ficar gritando aos quatro ventos que o Brasil é melhor. Comparo sim, ainda não me acostumei, mas evito ficar falando, eu sei que nem sempre consigo, mas tento.
Uma coisa que eu acho bem estranho e não encontrar com facilidade fio dental (o de passar no dentes). Simplesmente não vejo comerciais na televisão, nos grandes supermercados eles estão lá, mas bem num cantinho, onde a gente acha, mas demora.
Sinceramente não me lembro muito bem da freqüência de comerciais a respeito no Brasil, mas lembro que a cada vez que ia ao dentista ele falava tanto da necessidade, que após cada refeição eu me lembrava dele dizendo: "só a escova não limpa". Coisa que é bem verdade.
Assim que conheci o Marido, ele só tinha o hábito de escovar os dentes e até então nunca havia ido ao dentista. Ai quando vim passar férias aqui a primeira vez um dos passeios foi ao dentista, ela elogiou, falou que não tinha nenhuma cárie, que os dentes eram super resistentes, fez uma limpezinha lá pra garantir o dela e pronto.
Num falou com qual freqüência deveria ir ao dentista e nada de falar de fio dental. Ai foi bastante falação minha e tempo até ele aprender da existência do fio dental. Agora depois das refeições vai sem eu indicar o caminho da localização do fio e até lembra de comprar quando fazemos compras.
O que eu acho bem estranho, coisa que por sinal é cultural por aqui e ver as pessoas sem os dentes. Normalmente pessoas novas ou com uma situação financeira que vou chamar de razoável.
Dois exemplos: um foi na fila de um restaurante super badalado, tinha um rapaz de uns 25 a 30 anos, bem vestido, junto com um pessoal jovem e bem vestidos também, o rapaz ria e de onde estávamos eu via que faltava um monte de dentes e bem visível que não era por conta de algum acidente ou similar. O outro exemplo foi de uma professora do cursinho de francês, um dos mais caros da cidade, os professores todos têm que ter formação superior, e a mulher faltando um monte de dentes também.
Eu nem sei porque estou escrevendo esse post, talvez seja falta de assunto? Mas se alguém tiver alguma resposta lógica para isso, me conte!!!!!

3 comentários:

  1. Oi Laura! sou eu! de novo!
    sabe que eu também tinha ficado impressionada com a falta de dentes? Na España me impressionou mais ainda: faz uns anos quando dava canal eles arrancavam e pronto. Poucas (ou nenhuma)pessoa da minha geraçao usaram aparelhos (tenho 35) entao em geral mesmo os dentes da classe média acomodada sao menos cuidados.
    Também! quando eu tive um canal aqui gastei 600 euros!!! Mas a famosa visitinha de prevençao é paga pela segurança social, entao é pura preguiça nao ir! (você já foi ao dentista? sabia que grávida deve fazer un check up?: pareço sogra dando conselho!!!) (você achou a "Leche League" perto de você?: elas sao muuuiitooo legais)

    ResponderExcluir
  2. Pois eh Mariana eu so passei pela Espanha, tive tempo de perceber isso em Portugal.... fiquei horrorizada qdo vi adolescentes sem os dentes da frente....Td bem q em Portugal eles tem o salario muito menor do que aqui, com um custo de vida alto tambem..... mas no Brasil temos o mesmo problema é nao encontramos gente sem os dentes a cada esquina.

    Minha mãe me falou mesmo que preciso ir ao dentista, mas acredita que até pra isso ja estou com receio?

    Vc nao parece sogra nao... ainda mais se comparada com a minha... que é super estranha......Eu ahoc é bom, pq como conheço pouca coisa, pelo menos tento noticias que alguem sobreviveu sem traumas depois de uma gravidez aqui, ja me deixa mais aliviada!!!

    ResponderExcluir
  3. Nao tem resposta lógica pra isso, nao... mas o que você diz procede!

    Ontem mesmo num quiz alemao a pergunta era "que porcentagem dos alemaes vêem dentes saudáveis como sinal de prosperidade?"

    O número era alto! 70%...fiquei sem entender nada.

    Meu namorado tem pânico de dentista. Ficou 20 anos sem visitar um e perdeu 4 dentes além de só ser tratado dopado com anestesia geral.
    Trabalho com várias pessoas sem dentes, coisa impensável no Brasil na classe média.

    Continuo sem resposta. Fio dental, acho que sou a única num raio de 20Km que uso.
    Beijim,
    Cla

    Acho que

    ResponderExcluir