quarta-feira, novembro 05, 2008

No pediatra

Fomos ao pediatra assim que Bebedocinha completou seu 1 mês de vida. Eu estava digerindo algumas informações passadas por ela, para sò então vir aqui. Muito simpàtica, mas meio radical demais pro meu gosto.
Ao invés de uma curva de crescimento Bebedocinha tem uma reta vertical. Cresceu e engordou MUITO. Uma média de 2 milimetros e num sei quantas gramas por dia, peso e medida exatamente proporcionais.
Segue as pérolas, ops, palavras de quem seria a pediatra da Bebedocinha:
“O bebê deve mamar sò de três em três horas. Mais que isso o leite fica fraco e a mãe também.”
“Se o bebê estiver limpo e cheio deixa chorar, senão fica manhoso.”
“O bebê precisa desde cedo aprender a ser independente.”
"De a mamadeira, pois assim ela vai poder dormir a noite toda."
Eu posso não ter a mìnima idéia de nada no que diz respeito aos bebês e muito menos no que diz respeito a ser mãe, mas uma coisa é certa: num precisa exagerar.
Realiza a cena:
Bebedocinha resolve chorar 2:30 horas depois da ùltima vez em que foi alimentada e não està de fralda cheia, ela, com seu 1 mês e meio de experiência de vida e grande conhecimento das regras de como ser um bebê indepentente sabe que vai ficar là.
Independência é tudo, fome, desconforto, carência não é nada.
Passado os 30 minutos restantes ela se levanta e educadamente se encaminha para o colo da mãe e escolhe o seio que a alimentarà, pois sabe em qual mamou da ùltima vez. Nessa receita pronta, ela mesma se ajeita para arrotar e logo em seguida avisa, caso tenha feito xixi, é trocada e adormece.
Reforçando: se chorar, vai ficar là.
Lindo né!
Fim.
** ** ** ** ** ** ** ** **
Agora, considerar o fato de que:
Bebês sentem mais desconfortos do que fome ou dor;
Metabolismo regrado e com horàrio marcado não existe;
Leite fraco???
Um bebê independente? Sem comentàrios né.
Se me verem chorando e mesmo que eu esteja limpa e sem fome e não fizerem nada eu juro que vou ter muita raiva dessa ou dessas pessoas.
Eu entendo que algumas mães não podem ficar por conta de amamentar, mas ela deveria perguntar qual nossa situação.

14 comentários:

  1. Ai, fiquei com raiva dessa pediatra! rs
    Odeio radicalismos de qualquer tipo, principalmente com bebes tao pequenos. Siga seu instinto de mae que com certeza voce nao vai falhar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bom.. eu não discordo de tudo o que ela disse.. mas alguns comentários são de fato radicais...
    mas sabe... tenho outros amigos e conhecidos ai na frança, e à respeito disso, parece que os franceses são mais frios mesmo.. essa coisa de "deixa chorar"... como assim????

    ResponderExcluir
  3. Quer saber - pediatras não entendem nada de ser mãe se não forem mães!haha

    PS: tem presente prá você lá no blog.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Pois é o povo é meio radical né??/Até ontem um mulher aqui do hospital só queria me dar leite e se recusava em dar outro tipo de drink kkk...até que ontem tive a orientaçao de uma nutricionista sobre amamentaçao...fora os pitacos!!!Beijos em vcs duas

    ResponderExcluir
  5. Oi... tenho um menino de 3 anos, primeiro filho e até ver único....E se no inicío, achava que tinha que seguir as regras ditadas pelos outros, rapidamente me apercebi que cada bebé é único e não concordo nada ( e cada vez menos) com regras impostas por for, só porque sim. Neste sentido, digo-te o meu filho foi amamentado no peito, às horas que queria, não ficava a chorar horas a fio, teve muito colo ( ainda tem)... hoje se pedir dorme conosco ( algum dia deixará de o fazer, ptt é aproveitar agora:), é super independente e autónomo. Tirando um ou outro caso pontual, sempre que chorou teve colo, tem manhas ( claro!!!)... mas quem não as tem???
    Achei um horror o que a pediatra te " receitou"... portanto.. curte a bebedocinha com colo, mimo e mama.... que logo. logo ela está andando e fugindo :)))

    ResponderExcluir
  6. Laura, com MUITA paciência, você vai dar conta. Não adianta o que falam à nossa volta. A gente acaba criando nossa rotina e "entendendo" o bebê. Fácil não é, mas a gente consegue.
    A visão dessa médica aí não está muito diferente dos daqui, não!
    Continue amamentando e curtindo sua bebezinha, ainda mais enquanto sua mãe está por aí.Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura,
    Aiii, menina, ter um bebê é gostoso demais! Adoro ler os seus posts e me lembrar da minha Chloé toda redondinha cheia de dobras e me acordando um milhao de vezes por noite. Ela nao era nada independente, sabe?! Saudade...Hummm...Acho que ja esta na hora de ter o segundo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. kkkk....eu estou mais para
    DEixa que o filho é meu.
    tanto minha GO quanto o pediatra nao dao palpites de que forma tenho que agir....bjus

    ResponderExcluir
  9. Pobre dessa criança se vc resolver seguir as dicas dessa pediatra hein?! Tudo bem, de dia, chorou sem motivo algum aparente, tal, deixa choramingar um pouquinho, pq manha é um problema que se estende, mas fala sério né...ela é um bocado exagerada!

    Bjo e muita paz pra vc e seu baby

    ResponderExcluir
  10. O QUEEEEEE??????????????

    Oh mana, tu nao achas que é melhor procurar uma pediatra um pouco, como posso dizer, um pouco mais flexivel com o desenvolvimento infantil? Por enquanto sao só consultas de rotina, mas e se DEUS ME LIVRE E GUARDE uma hora tu preceisares dessa uma de verdade e ela te soltar uma perola dessas??? Mana... melhor prevenir!!

    ResponderExcluir
  11. Fala serio essa tia....jaja ela vai dizer que a Bebedocinha deve sair de casa andando e ir sozinha na consulta....kkkkk...tem doido pra tudo nessa vida......

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  12. Já vi que terei muito o que aprender, com a Dra. Pediatra da bebedocinha e com você...
    Acho que se meu filho comerçar a chorar sem razão, chorarei junto...rsrs:)
    Amiga, coragem, acho que esta é a palavra mágica!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela visita e apoio Laura.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi laura! Tenho um bebe de 10 meses. A pediatra dele me deu umas dicas quando ele era mais novinho (2 meses):
    Durante o dia mamar o quanto quisesse. Durante a noite dar a ultima mamada 10 ou 11 da noite e nao deixar ele mamar mais pra ele aprender a dormir. No inicio ele ia chorar, depois ele ia se acostumar. Eu achei um absurdo deixar meu bebe com fome, chorando. Se eu pudesse voltar o tempo teria feito isso. Sou mae de primeira viagem, e sei que a gente so aprende na pratica pq to vivendo isso. Hoje com 10 meses o Miguel acorda no minimo 5 vezes toda noite. Chora querendo que eu fique andando com ele pela casa. Tive que introduzir mamadeira pq ele se acostumou a mamar 5 minutos a cada hora da noite. Agora ele fica mais bem alimentado, mas mesmo assim acorda toda hora.
    Nao estou dizendo que vc deva deixar sua filha chorar. So uma mae sabe o quanto doi na gente ver um filho com colica, fome, dente nascendo e nao fazer nada. Mas, tbm tenho aprendido o que eh ficar acordada a noite toda por quase 11 meses. E olha, esses pequenos sao espertos demais. Eu pensava que manha nao existia em meninos pequenos, mas existe sim. Miguel adora que fiquei balancando ele a noite.
    Bom, Laura, o que eu digo eh que ser mae nao eh ter um manual com regras prontas. Cada bebe eh diferente e precisa ser tratado diferente. No meu caso os conselhos da pediatra seriam validos. Com o tempo vc e sua bebe vao se conhecendo mais e voce vai perceber o que eh melhor pra vcs duas.
    Um grande beijo
    Liza

    ResponderExcluir