sexta-feira, maio 30, 2008

Como dar titulo pra essas coisas?

Eu simplesmente perdi o sono depois da noticia: “meu irmão (sim, aquele) vai ficar aqui em casa 15 dias”.
Na verdade, eu sabia que a noticia seria dada, no entanto, tentei sutil e inutilmente “sugerir” que alguma outra solução fosse encontrada.
No primeiro ano de faculdade, eu aprendi que por mais que as pessoas tentem ser exteriores a qualquer situação que seja, isso não é possível, pois o ser humano é dotado de valorações. (uhhuuuuuu, falei bonito!!!!! Foi a nostalgia de ter lembrado da faculdade e do quanto eu penava pra escrever coisas decentes).
Mas trocando em miúdos, o que eu quero dizer é que por mais que eu va fazer força pra escrever esse post aqui sem colocar as impressões que já tenho, creio que vai ser inútil.
O cunhado vem mesmo. Não foi uma piada. Eu podia escrever muito sobre os tantos motivos que me fazem o querer tão distante, mas vou apenas contar fatos que fui percebendo desde que cheguei aqui.
O Marido me contou que ele juntou com uma mulher, teve um filho (não sei se nessa ordem), dois anos depois o relacionamento não mais dando certo, resolveram ter outro filho pra ver se a coisa melhorava. Resultado: filhos gêmeos e relacionamento terminado.
Eu penso (mas só penso, não escrevo) quem em sã consciência tenta resolver um relacionamento com outro filho???? Mas esse post não é pra mostrar o que eu penso, somente os fatos – esqueça o que eu pensei.
Atualmente quem detém a guarda dos três filhos são os meus sogros. O cunhado mora na mesma casa, mas quem cuida de educação, saúde, escola e o resto, não é ele.
No natal, eu e o Marido fomos lá levar uns presentinhos, chegando lá o menino mais velho, que tem 4 ou 5 anos estava com os dois olhos roxos. Ele e os irmãos tem problemas com fala, nenhum conversa. Esse mais velho está começando a falar porque está em tratamento com uma fonoaudióloga. A primeira coisa que o menino faz e ir pro colo do marido é dizer ”o papai fez isso com minha cabeça, agora meus olhos estão doendo”. Mostrando com gestos, algo do tipo ter batido com a cabeça do menino numa mesa ou parede.
Nessa hora eu achei melhor nem pensar nada. Depois que fomos embora questionei com o marido, ele fez alguns comentários, mas deixou claro que prefere não se intrometer. Questionei a respeito de o cunhado levar as crianças pra passear, tomar sorvete na esquina, ou qualquer atitude paterna, a resposta foi negativa.
Há cerca de pouco mais de um mês atrás o cunhado arrumou uma namorada que morava em outra cidade, brigou com os pais, trouxe a mulher pra cidade e foi pra um hotel. O Marido perguntou se ela estava ajudando com as despesas, afinal, se manter fora de casa e num hotel não fica nada barato. Ele disse que ela estava procurando emprego e depois ajudaria. Ao final de um mês, ela encontrou um emprego e terminou o namoro. O dinheiro dele acabou e ele teve que voltar pra casa dos pais.
Em quase um ano eu morando aqui nunca aconteceu semana passada, meus sogros vieram aqui em casa. Perguntando pro Marido o que deveriam fazer, pois o cunhado não ajuda com com despesa nenhuma, bate nos filhos o tempo todo e nesse dia em questão tentou bater até neles – os pais, que justificaram não terem chamado a policia, pois a mãe das crianças está com uma ação na justiça reivindicando a guarda deles, e eles tem medo que isso atrapalhe.
Depois dessas, lógico que têm outras, mas deixa assim.
O Marido e o outro cunhado resolveram ajudar. O cunhado sem-teto vai passar uns dias lá na casa do cunhado-style, vem pra cá uns dias e depois volta pra casa do cunhado-style.
Diz o cunhado sem-teto que um organismo num sei das quantas lá encontrou um apartamento pra ele e está aguardando desocupar. A data prevista é pro início de junho.
Porque não ficar o mês todo lá na casa do cunhado-style, porque ele vai viajar essa semana e ele não deixa a casa dele na mão de outros. Mesmo que o outro seja o irmão.
Você caro leitor, que já pegou cha, refrigenrante, suco, pipoca, biscoito, bolo, pão ou qualquer coisa pra acompanhar a novela mexicana se pergunta: mas o cara é irmão, qual o problema deixar a casa pra ele?
Resposta:
Cunhado sem-teto não lava as mãos depois de sair do banheiro e não passa desodorante antes de ir pro trabalho. Chega em casa sujo, fedido, pois trabalhou o dia todo e senta no sofá fashion do cunhado-style e fala que não sabe se toma banho ou se janta primeiro e se resolve jantar antes do banho não lava as mãos. Cunhado sem-teto anda em cima dos tapetes do cunhado-style com o sapato que passou o dia todo no trabalho.
Como eu sei disso: O cunhado-style, ligou pro Marido choramingando tais acontecimentos.
Ai o Marido fala, mas aqui em casa ele não tem essas opções.
Sim o Marido manda quem quer que seja tirar o sapato antes de pisar no tapete. E olha que o daqui de casa é lá do IKEA.
E eu? A única opção que eu tenho além de pedir muita serenidade pro Papai do Céu, porque como diz o ditado, se ele me der forças, já viu o que vira né!
_______________________________________________________
Ah tempo....
Eu sei que quem quer que leia o post deve chegar ao final da leitura e pensar "mas ela não vai fazer nada em relação ao fato do cunhado sem-teto bater nos filhos".
De tudo o que mais me doi o coração é pensar nessas crianças, no entanto, sabe quando aquela voz fala dentro de você "fica quieta". Nem sexto-sentido eu tenho, mas quando acontece prefiro ficar na minha.

7 comentários:

  1. Laura essa situação de agressão tende a se tornar mais frequente e sofrível para todos os envolvidos, inclusive vocês que verão seus sogros e crianças sofrendo. Deve haver algum órgão de proteção que seja com anonimato para os envolvidos. Talvez a melhor solução seja guarda das crianças com a mãe, sei que os avós sofrerão muito mas não serão 20 ou mais anos de agressões, desrespeito e sofrimento enquanto as crianças crescem.

    Deus abençõe vocês!
    Um abraço, Solange-Brasília

    ResponderExcluir
  2. O menina, que loucura! que história! A gente viu foto de crianças com os olhos roxos em formaçao para professores, para identificar crianças maltratadas... Acho que o único lado bom disso é que enquanto estiver na sua casa nao está nos sogros batendo nas crianças!
    Pelo menos ele tem um trabalho!
    coragem! Talvez seja uma boa idéia falar com o maridao para que as datas sejam muito claras... (chegar e partir)
    beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Pois é Mariana, e olha que as crianças tem visita periodica com a assitente social pelo fato de o pai e a mae estarem em processo pela guarda.
    Minha mãe também é professora e questionou a respeito disso.
    Eu fico com o coraçao partido, mas a decisao do Marido foi nao participar.... é como a familia é dele.....

    ResponderExcluir
  4. Solange, eu tambem cheguei a acreditar que com a mãe seria melhor..... mas pelo que foi contado pelos proprios avos não é. Disseram que depois que voltam do final de semana com ela, voltam sem banho, fedidos e com roupas fedidas, tendo até pesadelos e na maior dificuldade pra comer comida.


    De certa maneira foi por esse e os outros acontecimentos que eu evitei de me opor tanto ao fato do cunhado vir pra ca, pq ele estando aqui sei que fica longe das crianças.

    ResponderExcluir
  5. Mana é o seguinte... quer vim pra k enquanto cunhado tá ai??? Tô falando sério... sujeira a gente limpa mais fácil que sanidade mental

    ResponderExcluir
  6. oi Laura, conheci seu blog ontem absolutamente por acaso, pois procurava p/ao frances no google e dei de cara com vc.
    Não postei nada até saber das agressõpes contra as crianças, longe de mim ser dona da verdade. A questão é pura e siomples, nua e crua: vc é adulta, seu marido tb e todos os outros familiares idem. As únicas indefesas são as 3 crianças, que não foram achadas no lixo, são sangue deles. Qq denúncia vai ser investigada, e não tem q ter medo de guarda nenhuma, o melhor pras crianças tem quem decida, já que o pai e avós não fazem nada. Denuncie anonimadamente, é o mínimo, Laura, q vc deve fazer. Pelas crianças. Não é por vc nem por ninguém. por elas. Bjs querida, boa semana! Kátia

    ResponderExcluir
  7. oi Laura, conheci seu blog ontem absolutamente por acaso, pois procurava p/ao frances no google e dei de cara com vc.
    Não postei nada até saber das agressõpes contra as crianças, longe de mim ser dona da verdade. A questão é pura e siomples, nua e crua: vc é adulta, seu marido tb e todos os outros familiares idem. As únicas indefesas são as 3 crianças, que não foram achadas no lixo, são sangue deles. Qq denúncia vai ser investigada, e não tem q ter medo de guarda nenhuma, o melhor pras crianças tem quem decida, já que o pai e avós não fazem nada. Denuncie anonimadamente, é o mínimo, Laura, q vc deve fazer. Pelas crianças. Não é por vc nem por ninguém. por elas. Bjs querida, boa semana! Kátia

    ResponderExcluir